Um espaço dedicado à força do nascer | Depoimento Natália Lima
Um espaço dedicado à força do nascer
Instalações calculadas pra fazer o visitante pensar, de forma leve e lúdica.
Discursos atuais que te fazem questionar: desde quando o nascer virou um comércio? Desde quando o ato simples de gerar e parir passou a ser um evento cheio de intervenções?
Palestras que acolhem essa temática e a desvelam com informações reais e muita conversa produtiva.
O Sentidos do Nascer se trata de uma semente que foi plantada e é regada pelas milhares de pessoas que ali transitam, usufruem de toda instalação e levam consigo a indagação do que vem sendo feito com a gestação e o parir dos dias atuais.
Para muitas mulheres, é ferramenta de empoderamento e capacitação para acreditar em si e ir contra ao que a corrente prega.
Lindas fotos de mulheres parindo impressas em fino tecido com frases que ilustram o momento, balançam ao sabor do vento nos lembrando da delicadeza e auge da feminilidade que é um trabalho de parto. Um painel em que você pode ser fotografada grávida te traz a lembrança que tantas mulheres sentem saudade: a barriga. E pra quem ainda não engravidou, sacia a curiosidade de saber como é, pelo menos na imagem!
Uma pequena lojinha te desafia adquirir os melhores produtos para o parto e pós-parto, caindo na lábia de quem os vende. Oras, o que é essencial nesses momentos, senão o apoio e a disponibilidade afetiva para se criar vínculo saudável com seu próprio bebê? Um vídeo exposto em formato de uma roda de conversa nos mobiliza para questões essenciais do nascer, de linguagem acessível e formato dinâmico. Por fim, uma instalação curiosa que nos remete a fase intrauterina na qual se pode “ouvir” um bebê falar.
O espaço final nos convida a assistir e participar de palestras com profissionais renomados que hoje lutam para levar informações de qualidade para que o público possa se questionar e se informar.
A exposição aguça os sentidos e sensibiliza para que, de maneira leve, as informações que recebemos encontrem lugar cativo de indagar o rumo que o nascimento no Brasil tem tomado e em que direção realmente desejamos ir. Belíssima iniciativa que agrega à sociedade.
Depoimento da Psicóloga Natália Lima sobre Sentidos do Nascer
Contato: http://bit.ly/
Deixe um comentário