Acompanhe por aqui relatos e experiências registrados durante a produção da exposição.

Sentidos do Nascer recomenda: O Renascimento do Parto

Em 2013 tivemos um grande sucesso para todos os ativistas da humanização do parto e do nascimento. Foi o ano do lançamento do documentário “O Renascimento do Parto”, que lotou as salas de cinema e aproximou mulheres e famílias de todo Brasil. Realizado por Érika de Paula e Eduardo Chauvet, o filme retrata a grave realidade obstétrica brasileira, marcada por um excesso de cesarianas sem indicação ou mesmo desejo das gestantes.

O filme é repleto de especialistas que nos contam sobre as graves consequências das cesarianas, sejam elas físicas, psicológicas, sociais, antropológicas ou mesmo financeiras. Com linguagem simples e narrativa contagiante, é comum encontrarmos ativistas que já viram o filme mais de cinco vezes! É um filme gostoso mesmo, gente!

o renascimento do parto 1O “Renascimento do Parto” levou dois anos para ser produzido e conta com a participação de diversos nomes da humanização, como o obstetra francês Michel Odent, a antropóloga estadunidense Robbie Davis-Floyd, a parteira mexicana Naoli Vinaver, o ator brasileiro Márcio Garcia e sua esposa, ativista e nutricionista Andréa Santa Rosa.

O lançamento do documentário foi de grande mobilização popular, recebendo apoio de cerca de 1.300 colaboradores em sua campanha de crowdfunding, que bateu o recorde brasileiro de financiamento coletivo. Foi a segunda maior bilheteria de documentário do ano e ficou 20 semanas em cartaz.

Os ativistas do parto normal tiveram sua causa em grande destaque nacional e o filme abriu as portas do tema para o grande público. Uma fala bem marcante é a do ator Márcio Garcia, que se assustou com o tratamento que seu filho recém nascido estava recebendo e questionou a enfermeira. Ouvindo que ela já havia feito o mesmo milhares de vezes na vida, o ator a lembrou que era a primeira vez que nascia… Impressionante como o cotidiano abafou a grandiosidade deste nascimento, não?

Nós da Sentidos do Nascer recomendamos este documentário como ferramenta de grande mudança social. Você já conhece? O trailer está disponível em nosso site, em “Na Rede”.

E, em breve, será lançado “O Renascimento do Parto 2”! Saiba mais:

2 respostas para “Sentidos do Nascer recomenda: O Renascimento do Parto”

  1. Monica disse:

    Gostaria de informações sbre o lançamento do filme 2 (O Renascimento do Parto 2) ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.