Homenagem às doulas do SUS/BH
Quinta foi dia de encontro das doulas do SUS/BH na exposição Sentidos do Nascer.
Para quem ainda não sabe, doulas são mulheres que acompanham outras mulheres durante o trabalho de parto, proporcionando conforto e melhorando a experiência da mulher. Segundo o médico John H. Kennell, “Se a doula fosse um remédio seria antiético não receitar”. E nós concordamos! Por isso convidamos estas mulheres maravilhosas a participar da semana que marca o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna. A presença de uma doula só traz vantagens para as mulheres!
Pesquisas mostram que o parto em que uma Doula está presente tende a evoluir mais rápido, e necessitar de menos intervenções médicas. Em Belo Horizonte, nossas maternidades públicas contam com este profissional maravilhoso, que atua voluntariamente e tem poucas oportunidades de encontro.
Ontem foi um dia destes. Coordenados por Júlia Horta, coordenadora do projeto Doula Comunitária, nossas doulas puderam se reunir e conversar um pouco sobre o dia a dia da profissão, problemas comuns e a beleza de um parto normal. Para Júlia, doulas lidam diariamente com os “sentidos do parto”, e a experiência na Exposição Sentidos do Nascer foi muito proveitosa.
O papo correu descontraído e querido, e nós só temos a agradecer a estas mulheres pelo trabalho maravilhoso e pela deliciosa visita. Um grande obrigado e até breve!
Quer saber mais sobre as doulas? Confira aqui!
Deixe um comentário