Acompanhe por aqui relatos e experiências registrados durante a produção da exposição.

Conheça o plano de parto

Você sabe o que é o plano de parto?

O plano de parto é uma lista ou uma carta que a gestante elabora, relacionando os itens sobre o parto e trabalho de parto, que ajuda a refletir e decidir sobre como ela quer ter seu bebê.

São alguns exemplos desses itens:
  • Onde quer ter o parto
  • Posição no parto
  • Quem vai estar junto, o acompanhante que deseja
  • Métodos para alívio da dor (farmacológicos e não-farmacológicos)
  • Luminosidade e som no ambiente
  • Corte do cordão umbilical

Por que fazer?

É um instrumento importante para que a mulher se informe sobre as práticas recomendadas na assistência ao parto e as que não são recomendadas, sobre o que ajuda e o que atrapalha o processo. É importante para que os profissionais da assistência se adequem e respeitem a sua vontade.

O plano de parto contribui para a redução de procedimentos desnecessários, que muitas vezes não têm respaldo científico e ainda são realizados de forma rotineira. Contribui, ainda, para que a decisão sobre a assistência seja compartilhada entre o profissional de saúde e a mulher. Assim, o parto pode se tornar uma boa experiência agradável e respeitosa para a mulher.

Se você está grávida, faça seu plano de parto! Reflita sobre o que você quer ou não na hora do parto e leve para a maternidade na hora de parir. Informe-se e se prepare antes deste momento! Os profissionais tentarão adequar ao máximo a assistência à sua vontade.

Como fazer?

Em Belo Horizonte, o plano de parto está disponível na Cartilha da Gestante da Secretaria Municipal de Saúde (clique aqui para ver o arquivo completo).
Confira: Screen shot 2015-07-09 at 08.43.22

3 respostas para “Conheça o plano de parto”

  1. Adorei sobre o plano de parto sou gestante de primeira viajem e estou na minha 14 semana de gestação . Já tenho essa preocupação sobre a hora do parto . Já troquei de médico duais vezes pois eles de cara me falaram que não fazem parto normal . Agora estou com outra médica que também é do particular pelo plano de saúde me deixou livre para escolher se quero ter parto normal ou não , mas deixou clara que não poderia fazer meu parto se fosse normal por que não tem tempo . Mas vai me acompanhar na minha gestação me dando suporte só não vai fazer o parto se for normal. Então na hora fiquei muito nervosa até que vi um comercial da prefeitura do Rio de janeiro sobre a Cegonha carioca , nossa foi como uma luz para mim , Hoje estou sendo acompanhada pela médica da cegonha carioca me dando todo apoio para fazer o parto normal . Estou também com a médica do plano de saúde caso eu precise mesmo fazer uma cesariana . Eu estou muito segura que vou conseguir ter meu bebê no parto normal e o hospital público é muito bom . Gostaria de saber se esse plano de parto serve para os hospitais públicos ? E adorei o blog é muito bom , antes eu tinha muito medo sobre o parto já escutei muita coisa ruim até mesmo sobre ganhar o bebê em hospitais públicos . Agora depois que estou nesse programa e estou participando de cursos sobre a gestação e também estou pesquisando e encontrando blog como este me sinto muito mais segura . Os organizadores desse blog e todos os envolvidos estão de parabéns . Obrigada !!!!!!!!

    • sentidosdonascer disse:

      Obrigada Rosicleide, que bom que você gostou do nosso blog da Sentidos do Nascer! Trabalhamos bastante para que as gestantes possam conhecer mais sobre seus direitos e elaborar de maneira consciente seus desejos de parto. Tirando a sua dúvida, o plano de parto serve para hospitais públicos e privados. Você pode entrar em contato com rodas de gestantes de sua cidade para mais informações sobre ele. Neste link há uma busca com algumas sugestões de grupos de apoio à gestante! Um abraço!

  2. Obrigada excelente a Matéria Que Deus abençoe todos Vocês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.