Acompanhe por aqui relatos e experiências registrados durante a produção da exposição.

Comemorando o dia das mães com grandes “planos de parto”

Hoje é véspera de dia das mães, e para não comprometer o almoço em família de ninguém, estamos comemorando NESTE EXATO MOMENTO!

Começamos o dia com a visita da coordenadora geral de saúde da mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela. Para quem não a conhece, é possível ver um pouquinho sobre o trabalho dela no filme O Renascimento do Parto, já viram né? Esther conversou sobre a importância do trabalho da exposição e se emocionou com nosso trabalho:

“O parto não é das instituições, é das pessoas, é uma experiência humana. Ele não é uma ação de saúde ele nasce sem precisar de qualquer intervenção. A cesariana só acontece no hospital, mas o parto normal não, ele é das pessoas.”

making-of-158

Esther nascendo

Juntamente com Esther, também estiveram presentes Míriam Souza, subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde; Virgílio Queirós, coordenador de Saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte; Rosa Maria Câmara e Vera Figueiredo, apoiadoras da Rede Cegonha – Ministério da Saúde; Ana Maria Cardoso, coordenadora da Rede Cegonha do Estado de Minas Gerais, Pollyanna do Amaral, coordenadora do Ishtar – Grupo de apoio à gestante e ativista da Parto do Princípio, Clara Karmaluk e Maria Lansky – da comunicação da Sentidos do Nascer.

Assitindo ao vídeo na Exposição

Assitindo ao vídeo na Exposição

Esther Vilela sugeriu às mulheres pressionarem os governos estadual e municipal para a abertura da maternidade Leonor Leonina, na regional Venda Nova e conversou sobre uma prosposta de intervenção no trem da Vale, com vídeos e abordagem com os passageiros de Belo Horizonte a Ipatinga.

Kleyde Ventura, presidente da ABENFO – Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica também esteve presente, representando a entidade. Segundo ela “A exposição Sentidos do Nascer mudou  completamente o modo como temos abordado as mulheres, entramos em outro nível. Em vez de ficar horas discutindo, apresentando evidências, descobrimos que precisamos mostrar os sentimentos do parto e do nascimento. A comunicação através da emoção e onde temos facilidade de abordar é através do sentir.

making-of-161

A conversa foi tranquila, aberta e cheia de boas sugestões, com ótimas falas de todos os participantes. No fim, ficou a sensação de um ótimo e maravilhoso encontro.

Continuando as comemorações para o Dia da Mães, disponibilizamos também um posto de vacinação contra a gripe que tem feito bastante sucesso com as mães do Boulevard Shopping: muitas gestantes, maiores de 60 anos e menores de 5 anos estão aproveitando o momento da visita para se vacinar.

Exibimos também o documentário O Renascimento do Parto e tivemos a equipe à disposição para tirar dúvidas, reconstruindo a visão de um parto violento para um parto amoroso e prazeroso!

Feliz Dia das Mães!!!

 
making-of-164

Participantes da roda de conversa

   
making-of-162

Roda de conversa sobre “O Futuro do Nascer no Brasil”

 

Compartilhar no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.