Acompanhe por aqui relatos e experiências registrados durante a produção da exposição.
Comemoração: primeira semana no Parque Municipal!
15 de abril de 2015 às 13:35
Gente, passamos da nossa primeira semana no Parque Municipal!
Foi uma semana incrível e cheia de encontros com muitas pessoas diferentes: homens, mulheres, gestantes, idosos, crianças… Todos adoraram participar da exposição, muitos ficaram bastante emocionados e realmente assumiram ter mudado sua opinião sobre o parto normal (três vivas para a gente!).
Somamos agora aproximadamente 2.000 visitantes. Temos muito a comemorar!
Estamos muito felizes. Gente que nunca tinha entrado numa exposição e se divertindo! Gente refletindo sobre a situação crítica em que chegamos com relação ao nascimento! Muitas gestantes vieram ver! E gostaram da ideia de parir! Para muitos a cesariana parecia mais segura, uma opção rápida e prática. Mas mudaram de opinião, conhcendo outra forma de parir e nascer – o bom parto!
Muitas emoções, muitas histórias de vida sendo compartilhadas e muitas lágrimas rolando. Histórias de violência obstétrica, histórias de mulheres que queriam parir e não puderam por uma falsa indicação de cesariana, lindas histórias de parto, pais que descobriram animados que poderiam participar dos nascimentos de seus filhos “mas não é que a gente pode até cortar o cordão?”
O UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, nosso apoiador, veio conhecer nosso trabalho. Nas figuras da Cristina Albuquerque, coordenadora do Programa de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil e HIV/Aids e da Estela Caparelli, especialista em Comunicação. A Cristina nos presenteou com um lindo depoimento que você pode acessar aqui.
A ONG Bem Nascer realizou a Roda de Gestantes em frente à tenda vermelha, conversando com as gestantes sobre suas expectativas para o parto, tirando dúvidas e apresentando a exposição. Veja como foi o dia no nosso álbum do Facebook!
A ASPROM – Associação Profissionalizante Menor BH e a Casa de Gestantes do Hospital Sofia Feldman levaram seu grupo de gestantes para visitar a exposição. Foi uma honra receber estas mulheres na busca por um bom parto. O Centro de Saúde Padre Tarcísio e a Escola Municipal também foram lá!
Alunos da especialização em Enfermagem Obstétrica da Faculdade Estácio de Sá tiveram uma aula mais que especial na exposição. Também estiveram presentes trabalhadores da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte e da Rede Cegonha do Ministério da Saúde.
Obrigado a todos que visitaram os Sentidos do Nascer! Esperamos ainda muitos visitantes e muitos quilômetros à nossa frente, pois vamos levar este recado a vários cantos do Brasil.
Aos que não puderam visitar pelo número excendente de pessoas (pois para garantir a qualidade da experiência entram apenas 30 pessoas por hora…) sentimos muito. E convidamos a participar novamente, se preferirem agendando pelo site sentidiosdonascer.org. É que estamos com uma visitação muito grande. Que bom!
Lembrem-se de usar nossas hashtags para nos acharmos na internet e também saber o que acharam: #sentidosdonascer e #euapoiopartonormal. =)
Deixe um comentário